top of page
     Os sushis surgiram por volta do século IV a.C no sudeste asiático. São pratos típicos do Japão, considerados uma das iguarias mais saudáveis do mundo.
    
     Naquela época os peixes eram armazenados sob camadas de arroz cozido, pois a fermentação conservava a carne durante longas viagens, que podiam durar anos.  Os peixes adquiriam um sabor levemente ácido e apenas eles  eram consumidos. O arroz era jogado fora.
A palavra sushi tem origem na forma gramatical arcaica すし
Significa “é azedo”. Pode ser traduzido por “arroz avinagrado”.
     Por volta do século XIV, antes que fermentasse, o arroz passou a ser consumido juntamente com o peixe. Surge o namanarizushi (ou narezushi), que deu origem aos diversos tipos de sushi conhecidos hoje.
      No século seguinte foram criadas as yatais,  barracas que vendiam refeições rápidas para a apressada população de Tóquio.
      Em tradução literal yatai, ou 屋台, significa “loja no suporte”. ​O kanji 屋 é ​o mesmo que “loja” e 台significa “suporte”.
      Era uma opção rápida e barata naquele país em que a produção de arroz e pescados era farta. Surge nesse período o niguirizushi (oniguiri significa “bolinho de arroz”) ou edomaezushi (nesse período Tóquio era denominada Baía de Edo).
     
     Hanaya Yohei (1799–1858) é considerado o primeiro sushiman da história. Ele introduziu o costume de saborear o sushi com as mãos, sem o uso do hashi (talher típico oriental) e popularizou o prato ao vender a iguaria em uma dessas barracas.
      Os sushis enrolados em alga, coloridos, decorados e servidos de forma geométrica são os mais tradicionais no Brasil e têm sua origem em Osaka.

    

     O  prato chegou ao ocidente juntamente com os imigrantes e a partir da década de 1980 houve um grande crescimento do mercado de comida japonesa, em especial nos EUA. O chamado sushiboom fez surgir sushi bares, rodízios, restaurantes e até máquinas para produção em larga escala.

     No Brasil a expansão desse tipo de negócio culinário começou por volta dos anos de 1990.

    No preparo dos sushis não se usam luvas. Além de alterar o sabor, tal prática foge à tradição. Por isso é muito importante a higiene das mãos.
    O sushi possui baixas taxas de gordura, altas taxas de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e ômega-3.
     Dois temperos utilizados na hora de degustar os sushis amenizam a possibilidade de infecção alimentar causada pelo consumo de peixe cru, pois possuem propriedades  antibacterianas, antissépticas e desintoxicantes.
 
     Wasabi: tipo de raiz com sabor picante. Muito utilizada no passado como antídoto para envenenamentos causados por alimentos contaminados. 
     A raiz é processada, transformada em pasta e utilizada como condimento.
      Gengibre: tipo de planta originária da Índia e da China, com sabor picante. No Brasil é conhecida como mangarataia, em especial na região Norte.
     Feito em conserva de vinagre, açúcar e saquê, é um condimento servido juntamente com sushis e sashimis.

    Ohayô Sushi

Encomendas para eventos
​おはよう すし
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
bottom of page